quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A criação da Seção de Serviço Social no Correios e sua missão




Com o desenvolvimento da área de recursos humanos da empresa, em 1976 o Serviço Social foi implantado na DR/SC, por meio da contratação da Assistente Social subordinada à Gerência de Recursos Humanos, tendo como documento normalizador de suas atividades o módulo 17 do MAMPES (1992). Em 1989, o Serviço Social abriu campo para aprendizagem profissional através da seleção da primeira estagiária. Dessa forma, ampliou-se o espaço de intervenção do Serviço Social, que antes atuava em conjunto com o Setor de Assistência Médica – SAM, dando início a novas atividades, entre elas, a elaboração de programas. Para que se efetivassem essas novas atividades, foi necessário um conhecimento da realidade da empresa e das necessidades que deveriam ser privilegiadas pelo Serviço Social.

De acordo com o MANPES - Manual de Pessoal nº. 17, “a missão do Serviço Social é atuar no âmbito das relações do trabalho, com vistas ao atendimento das demandas, tanto organizacionais quanto do funcionário, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional” (MANPES, 1992, nº17). Desse modo, correspondem a ações do Serviço Social: coordenação, supervisão e avaliação de programas e projetos; ações no campo educativo e terapêutico; repasse de informações/encaminhamentos diversos; acompanhamento do funcionário/grupo familiar; administração de benefícios; detectar demandas de trabalho por meio de necessidades apresentadas pelos funcionários. Este trabalho utiliza-se de diferentes estratégias e instrumentais, usando de abordagem de cunho individual e grupal.


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