quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Formas de atendimentos do Serviço Social e os Programas Sociais na ECT

Como a demanda é apresentada para o profissional?
O Assistente Social recebe a demanda formal ou informalmente via gestor, empregado, seus dependentes, familiares, Empresa ou instituição externa , analisa a demanda identificando o tipo e a forma do atendimento, tais como:
a) individual ou em grupo;
b) centralizado ou descentralizado.
Após isso realiza o atendimentopodendo ser realizado pessoalmente ou à distância por meio de contato telefônico, e-mail, dentre outros, mediante necessidade verificada pelo assistente social.
Seus instrumentos utilizados no atendimento social, de acordo com a situação apresentada é oacolhimento; a escuta qualificada; a mediação; o processo reflexivo; a entrevista; coleta de dados; acompanhamento social; encaminhamento; relatório social; o parecer social.
Realiza encaminhamentos, tais como:
a) interno, o assistente social orienta e encaminha o caso para atendimento em outras áreas da Empresa, tais como avaliação psicológica, programas/ projetos corporativos, benefícios da ECT e, caso necessário, realiza acompanhamento da situação. Arquivar prontuário social e documentação necessária;
b) externo, o assistente social orienta e encaminha o caso para a rede de apoio social e/ou sistema de proteção social, tais como orientação jurídica, programas/ projetos do Governo Federal, Estadual e/ou Municipal, serviços públicos, instituições do Terceiro Setor e, caso necessário, realiza acompanhamento da situação. Arquivar prontuário social e documentação necessária.
Projetos e programas desenvolvidos na empresa:
Programa Escolhas: Suas escolhas fazem a sua história
É uma ação que propicia ao empresado, ao longo de sua trajetória na Empresa, oportunidades de aprendizado, reflexões e vivências , para que ele possa atuar de forma mais consciente e com autonomia na sua vida pessoal, profissional e pós-carreira.
O programa é realizado em ciclo anual, por meio de atividades como palestras, oficinas, workshops, seminários, acesso a materias educativos e de apoio, entre outras, abordando os seguintes focos temáticos:
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Relacionamento no ambiente de trabalho
  • Educação Financeira
  • Aposentadoria e pós- carreira
Programa Nacional dos Correios para prevenção e Tratamento das Situações decorrentes do uso de álcool e droga: seja mais você mesmo!
É um programa voltado aos funcionários e dependentes em parceria com os gestores e supervisores, na qual é passado informações através de uma cartilha que tem como proposito orienta-los sobre a conduta e os procedimentos necessários para identificação precoce e encaminhamento dos empregados com problemas decorrentes do uso do álcool e outras drogas ao serviço social.
Quando identificado o uso excessivo, é aplicado um formulário e juntamente com um relatório médico e o consentimento do funcionário incluímos o mesmo no programa, na qual ele faz tratamento com psicóloga e o acompanhamento do serviço social. Em casos mais agravados a empresa dá todo o apoio para a internação em clinicas de reabilitação.
Projeto Mãe Primeiros Passos
Tem como slogan: O ideal é que a criança fique nove meses no útero, dois anos no peito e a vida inteira no coração. O projeto tem como finalidade propiciar aos funcionários e dependentes acesso as informações sobre o período da gestação, por meio de cartilhas educativas.





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